Mais

Pensamentos de um bom invocador

Picture of Horse
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 159 de 197

Uma das perguntas que mais recebemos no suporte é de como NÃO ser reportado, principalmente durante partidas ranqueadas.

Basicamente, a melhor maneira de não ser reportado é evitar que situações tóxicas aconteçam. A lógica por trás disso pode ser explicada de duas maneiras:

  • As pessoas se divertem mais em um ambiente amigável
  • Equipes sem jogadores tóxicos vencem mais partidas

Mas o que fazer quando outro alguém não se comporta? Você é responsável pelo comportamento negativo alheio? Por que se importar?

A questão é que quando um barco começa a afundar, ele representa perigo para todos os seus ocupantes, e não só para aqueles em níveis mais baixos. De maneira mais ambientada, "derrota significa derrota pra equipe inteira". Você não quer que o barco afunde. Você não quer perder o jogo. A água é fria e Pontos de Liga valem muito, então continue a remar (ou jogar).

Salve o barco (metafórico, HEHE) e, assim, vença mais partidas! Com sorte, as ideias abaixo vão ajudar você a se preparar pra tarefa que vem adiante.

O Caminho até a Vitória

Paciência, Invocador!

Partidas são perdidas por diversos mootivos, que vão desde batalhas que dão errado até a falta de vontade um time (ou de um único jogador) de continuar com o jogo. A gente entende que as pessoas busquem a satisfação imediata que uma vitória rápida nos dá, mas isso não quer dizer que todas as partidas serão decidas na fase de rotas ou no first blood.

 

Toda sorte tem fim

Não é porque você está jogando a partida que é merecedor da vitória. Vencer dá trabalho, requer empenho, coordenação e trabalho em equipe. É ótimo tentar dar o melhor de si para vencer toda partida que jogar, mas não espere que isso aconteça todas as vezes.

 

Mantenha o foco

Todas as equipes têm diferentes pontos fortes e fracos, e não vale a pena seguir um estilo de jogo ou estratégia específica logo depois que os campeões são escolhidos. De acordo com Charles Darwin, "não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas sim que mais se adapta a mudanças".

 

"A gente consegue!

Nossas estatísticas mostram que as chances de vencer diminuem cerca de 10% para cada jogador tóxico na equipe. Assim, a chance de vencer aumenta consideravelmente a cada jogador positivo no time. Ser positivo é costuma ser a grande diferença entre uma vitória e uma derrota.

Como seres humanos, a gente julga muito rápido, mas caba levando um tempão pra elogiar, especialmente quando não sabemos quem é a pessoa por trás daquele campeão.

Tente mudar isso – destaque boas jogadas, elogie a itemização, diga boas coisas dos outros durante a partida. Não importa se a realização é determinante ou significante na partida. Isso encoraja as pessoas a terem um melhor desempenho de jogo. A atitude positiva vence mais partidas do que qualquer campeão, habilidade ou item. Além disso, você terá quase o dobro de chances de não ser reportado se agir positivamente!

 

Matenha a honra

Todo mundo tem jogos ruins. Todo mundo. Se você parar pra pensar, certamente vai lembrar daquela partida em que absolutamente tudo deu errado e o resultado foi uma derrota desastrosa. É bem provável que seus companheiros de equipe tenham sido negativos uns com os outros, e isso faz com que todo mundo acabe se sentindo mal.

Aí eu te pergunto: por que causar isso nas outras pessoas? Estatísticas mostram que o desempenho das pessoas piora MUITO quando as mesmas estão sendo vítimas de toxicidade. Sentir que tá perdendo um jogo já é ruim, e quando você adiciona comportamento negativo à isso... o desempenho do jogador vai ladeira abaixo.

 

Não perca a linha

Não saber lidar com a frustração alheia costuma abrir as portas pra toxicidade. Digamos que uma rota está em desvantagem porque um jogador morreu algumas vezes pra a equipe inimiga. Este jogador agora está realmente frustrado porque acha que não terá impacto nenhum na partida e irá decepcionar a sua equipe se não se recuperar.

Por exemplo: a rota foi gankada pelo caçador? Coloque uma sentinela no mato. Ou duas. A rota tá avançada? Ganke o campeão inimigo. Você pode gastar 75 ou 125 de ouro em uma sentinela, perder uma onda de minions ou até entregar a sua própria torre, mas você ajudará na recuperação do jogador da sua equipe que está com dificuldades, e o mais importante, irá aliviar um pouco da tensão que fica quando se perda de uma rota.

Lembre-se: de todos os recursos na partida, a moral da sua equipe é o único recurso que não pode ser perdido!

 

Fiquem juntos!

Sejamos honestos: situações onde as equipes estão em desigualdade (por um jogador ter abandonado a partida, por exemplo) são muito chatas. É por isso que temos o sistema Leaver Buster para punir abandonos e as denúncias ao fim da partida.

Por mais que seja extremamente frustrante, uma partida 4v5 não significa necessariamente uma derrot. A pessoa que abandonou a partida pode estar passando por um problema de conexão e retornar rapidamente. Aqui vão algumas táticas que você pode adotar nesse meio tempo:

  • Objetivos da Competição

    Considerando que enfrentará mais pressão na rota, você precisará conquistar ouro rapidamente. Você está forçando o oponente a lutar pelos objetivos ao invés de empurrar as suas torres, assim determinando o foco do oponente

  • Coloque sentinelas em sua selva

    Isso ajuda a armar (e prevenir!) ganks! Se os oponentes estiverem avançando todas as rotas igualmente ou alternadamente, isso o ajudará a determinar o local da próxima luta caso a equipe inimiga não tenha visão da sua parte do mapa.

  • Lute do seu jeito

    Atacar um inimigo de uma posição que ele não tenha visão irá ajudar imensamente com o foco do alvo e a causar uma quantidade a mais de dano em um ataque.

  • Elimine os atiradores primeiro

    Mesmo que não consiga vencer de primeira um combate em grupo, se você puder pegar o Atirador sozinho, você irá atrapalhar o avanço inimigo consideravelmente, ganhando tempo para que o seu colega de equipe se reconecte.

  • Não seja aquele cara

    Lembre-se: os oponentes não podem ver mensagens de abandono da sua equipe, então NÃO SEJA AQUELE CARA:

  • Nunca desista, nunca se renda

    Talvez você não ganhe esta partida e até queira se render. Porém, se você terminar a partida com uma posição positiva, o time inimigo saberá que jogadores corajosos se mantiveram unidos e não foram intimidados por conflitos exaustivos.

 


Trabalho em Equipe é OP

Vídeo incrível com uma análise profunda sobre comportamento positivo e seu impacto.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 159 de 197